16 de agosto de 2021

Como se vestir para o frio de Gramado: Dicas de looks para curtir sua viagem!

Conhecida como a Europa brasileira, Gramado atrai turistas de todas as partes do mundo durante o ano inteiro. E não é para menos! Considerada a cidade mais charmosa do Brasil, é a escolha perfeita para quem vem à Serra Gaúcha. Além do frio característico da região, a gastronomia e os chocolates exclusivos da cidade adicionam um charme a mais em cada momento. No entanto, por conta do clima gelado, muitas pessoas têm dúvidas de como se vestir para enfrentar o frio de Gramado.

Quem vem visitar a cidade, principalmente no inverno, se depara com temperaturas muito baixas. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a curtir os momentos por aqui sem passar perrengue com o frio intenso!

Como se vestir para o frio de Gramado: Conheça o clima da região

O outono e inverno são as estações mais procuradas pelos turistas que querem aproveitar o clima de Gramado em toda sua plenitude. A cidade costuma ter um clima ameno durante o ano inteiro, sendo menos quente do que outros lugares do país. No entanto, é entre os meses de março e setembro que os amantes do frio intenso ficam encantados por aqui!

Outono em Gramado

A partir do mês de março, o outono traz consigo um frio moderado para a Serra Gaúcha, perfeito para quem não curte tanto o frio intenso que faz durante o inverno. A temperatura costuma variar bastante durante o dia, pedindo por roupas menos pesadas, mas que também esquentam o corpo, como cachecol e casacos confeccionados em tecidos mais leves.

Inverno em Gramado

Crédito: Cleiton Thiele – Inverno de 2013 em Gramado

O inverno em Gramado costuma ser bem característico, com temperaturas baixas quase todos os dias e, em alguns deles, chegando a zero graus ou negativa. E se engana quem pensa que o frio surge mais intensamente apenas pela manhã ou durante a noite. Diferente do outono, há dias em que a temperatura durante a tarde não passa dos seis graus! Além disso, se prepare para encarar dias de muita umidade e neblina, que costumam estar presentes na rotina de quem visita a cidade nesta época.

Para aproveitar esse clima diferente, as roupas quentes e confortáveis vão ser suas maiores aliadas! Com elas, além de se manter aquecido, você pode montar diversos looks modernos e despojados. Por exemplo, um casaco de cor forte cai bem com uma clássica calça jeans. E não esqueça dos acessórios: touca, luvas e mantas são importantes para manter o corpo bem aquecido.

Quer saber o que fazer em Gramado no inverno? Confira aqui o nosso artigo exclusivo!

Looks para aproveitar cada passeio em Gramado

Gramado é repleta de lugares incríveis para se conhecer, sendo considerada uma cidade completamente turística. Dessa forma, para se manter aquecido e confortável em cada ambiente, é importante você saber como se vestir – de acordo com o seu estilo, claro.

Procurados por muitos casais, os fondues da região são paradas obrigatórias para os apaixonados! O ambiente combina com roupas clássicas e, mesmo sendo climatizado, é importante utilizar um casaco de lã batida ou de tecido um pouco mais grosso, além de apostar em uma calça confortável ou, até mesmo, saias e shorts – mas com uma meia-calça quentinha por baixo!

As famosas pizzarias temáticas de Gramado e cafés coloniais também são uma ótima pedida para os turistas. Roupas modernas e suéteres ou casacos mais leves para complementar o look combinam com a ocasião.

Mas, se você gosta de passear ao ar livre e quer conhecer os parques, a Rua Coberta de Gramado, a Fonte do Amor Eterno ou as igrejas e suas arquiteturas únicas, se prepare! Com o frio intenso que acomete a região, principalmente no outono e inverno, passear pelas ruas da cidade exige uma precaução a mais com relação às roupas.

Isso acontece devido às temperaturas quase ou, até mesmo, negativas, além da presença de vento e umidade. Então, se você gosta de aproveitar um passeio ao ar livre, além de utilizar casacos bem quentes, é interessante apostar em uma calça confortável e quentinha ou leggings com forro de veludo ou pelúcia, além de colocar uma outra mais fina por debaixo. Botas e calçados em geral, até com imitação de pelos, são uma ótima opção para esquentar os pés e complementar o look! Ah, e não esqueça de meias grossas, luvas, touca e manta ou cachecóis – você irá precisar deles!

Roupas quentes e camadas ajudam na hora de se vestir para o frio de Gramado

Além das dicas de looks, é importante reforçar que, para compor uma combinação moderna e que mantenha você aquecido para aproveitar os passeios, você deve utilizar mais camadas de roupa por baixo dos casacos. Elas podem ser compostas, por exemplo, de blusas térmicas, cardigans e moletons, além de calça jeans e outra calça mais fina por debaixo, meias grossas e botas ou calçados fechados. Por último, um bom casaco quentinho e estiloso deixa o look ainda mais especial!

Estou pronto para aproveitar o clima de Gramado!

Ótimas dicas, não é? Agora você já está preparado para curtir uma boa temporada de frio em Gramado! Não esqueça de trazer sempre um casaco mais quentinho e um mais leve em sua mala, para aproveitar tranquilamente os passeios de acordo com cada temperatura.

Além disso, você também pode aproveitar as diversas lojas de roupas em Gramado para comprar algum casaco conforme o seu gosto ou, se preferir, a cidade também tem lojas que oferecem a opção de alugar casacos. Essa opção é útil, principalmente, para quem mora em regiões quentes e não quer trazer peso extra na mala ou pretende reduzir gastos.

Se você ainda tem dúvidas de lugares para visitar em Gramado, confira aqui o artigo que preparamos com os principais pontos turísticos da cidade. Quer ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui? Siga o Gramado Oficial no Instagram e no Facebook!