20 de agosto de 2021

Festa da Colônia de Gramado 2022: prepare-se para muita fartura!

Para os amantes da maravilhosa gastronomia de Gramado, está chegando o evento mais aguardado do ano: a Festa da Colônia de Gramado! A edição de 2022 acontece entre os dias 28 de abril e 15 de maio, no complexo do Expogramado. A festa trará todas as delícias das culinárias alemã, italiana e portuguesa, buscando celebrar os hábitos do interior da cidade.

Os adorados produtos coloniais, o tradicional bolinho de batata dos Biers Platz e os fornos preparando pães, cucas e o aquele pãozinho com linguiça estarão presentes no evento.

A festa é gratuita e abrirá suas portas todos os dias, com exceção das quartas-feiras e o acesso ao estacionamento do local também será gratuito.

Acompanhe o Gramado Oficial e fique por dentro de tudo que acontece na Festa da Colônia e saiba mais sobre passeios e gastronomia de Gramado!

Atrações da Festa da Colônia de Gramado 2022

Cucas produzidas em forno à lenha na Festa da Colônia

Com certeza o destaque fica para os Fornos de Barro presentes na festa, onde as famílias do interior de Gramado preparam, diariamente, cucas e pães deliciosos! Entre as atrações está, também, o autêntico café da colônia, que será servido pela família Wolf, da Linha Gambelo, uma das regiões do interior da cidade.

Se você procura por uma gastronomia típica italiana e alemã de encher os olhos (e o estômago), as cozinhas da Oma e da Nonna são a escolha certa! Neste ano, as cozinhas serão comandadas por famílias da Linha Nova, Linha Bonita, Linha Ávila e São Roque, também localizadas no interior de Gramado.

E, claro, não podemos esquecer de falar da feira de produtos coloniais, não é mesmo? Esta é uma atração à parte e que encanta muitos turistas, já que diversas famílias e agroindústrias divulgam e vendem seus produtos aos clientes.

Festa da Colônia 2022 traz novidades

Este ano, a festa será muito mais completa e recheada de atrações. Haverá a Escolha das Soberanas, momento em que são eleitas as princesas e rainha da festa, que devem ser moradoras do interior de Gramado. O evento acontece no dia 15 de maio, às 18h.

Para embalar a Festa da Colônia 2022, bandinhas e grupos folclóricos estarão no palco Pró-Cultura, em frente aos Biers. Haverá apresentações culturais de bandas, grupos de danças e corais, proporcionando momentos únicos de encantamento e diversão. Este ano também acontece a Festa dos Espantalhos, que irão decorar toda a avenida Borges de Medeiros e fazem parte de um concurso para empresas da região para eleger o espantalho mais criativo.

Para saber mais detalhes sobre as atrações de 2022, clique aqui.

Horário de funcionamento da Festa da Colônia 2022: diariamente, das 10h às 22h (exceto nas quartas-feiras, que não abrirá).

Feira Feito em Gramado – feira artesanal de Gramado

Em paralelo à Festa da Colônia acontece, também, a nona edição da Feira Feito em Gramado, uma feira artesanal repleta de cultura e tradição. Os pavilhões do Expogramado recebem, além das inúmeras delícias coloniais, uma mostra de malhas, móveis, cerâmicas, chocolates, artigos de couro e diversos outros produtos.

A feira tem como propósito valorizar e dar visibilidade ao trabalho incrível dos artesãos de Gramado, apresentando qualidade e produtos exclusivos. Você poderá visitar a feira entre os dias 01 e 19 de maio de 2022. Horários: terças, quartas e quintas, das 13h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.

Venha para Gramado!

Agora que você já está por dentro desse delicioso e tradicional evento, venha nos visitar e conheça cada cantinho da Europa brasileira! Se quiser desfrutar ainda mais da culinária italiana da região, clique aqui.

Quer saber quais outros locais você pode visitar em Gramado? Clique aqui e confira nosso artigo exclusivo com dicas sobre passeios turísticos na cidade!

E, se quiser saber tudo sobre Gramado, nos acompanhe no Instagram e no Facebook!

ARTIGO ATUALIZADO EM 21/04/2022