19 de junho de 2021

Lago Negro Gramado – Um passeio imperdível para o seu roteiro (2021)

Se tem um lugar que representa o charme e a beleza de Gramado é o Lago Negro. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, está localizado no bairro Planalto, na Rua A. J. Renner e fica aberto diariamente durante 24h. Ele faz parte do roteiro de todos que viajam pela Serra Gaúcha e a sua história é bastante interessante.

Além da beleza do lugar em qualquer época do ano, os turistas têm a oportunidade de contemplar um lago de águas escuras, cercado por árvores, e diversos tipos de flores, de acordo com as estações, como as hortênsias e azaleias, que embelezam o Lago em diferentes épocas do ano. A natureza proporciona um clima aconchegante, perfeito para momentos com a família ou um passeio romântico. O local possui entrada gratuita e uma ótima infraestrutura, com calçamento no entorno do lago, possibilitando a prática de atividades esportivas, caminhadas, até mesmo um piquenique ou apenas descansar, enquanto se toma um bom chimarrão.

Em um cenário tão deslumbrante, é a oportunidade perfeita para registrar momentos inesquecíveis da viagem. Os visitantes podem ainda, conferir uma feirinha, onde os artesãos locais comercializam seus produtos, ou fazer uma parada nos quiosques com cafés e restaurantes. O blog do Gramado Oficial conta tudo para você sobre um dos mais incríveis pontos turísticos da região, o charmoso Lago Negro em Gramado!

A história do Lago Negro Gramado

Um trágico acidente ocorrido em 1942, que teve duração de oito dias e deixou muitas árvores queimadas, devastou a paisagem do local. Na tentativa de conter o fogo, os moradores abriram uma fenda no chão e encontraram uma vertente, onde possibilitou a passagem de água e conteve o fogo, auxiliando na preservação de parte da vegetação.

Mais tarde, a fenda que deu origem ao famoso Lago Negro de Gramado, foi percebida como potencial turístico por Leopoldo Rosenfeldt. No ano de 1953, ele teve a iniciativa de reflorestar o local e importou mudas de árvores da Floresta Negra – região montanhosa da Alemanha – baseando-se nos lagos existentes na Europa.

Lago Negro Gramado

Onde comer no Lago Negro?

Para aproveitar ainda mais o passeio, que tal experimentar pratos deliciosos? Com opções variadas de receitas tradicionais com muito sabor, próximo ao Lago Negro existe um restaurante que oferece uma excelente experiência gastronômica. Confira:

Black Lake Restobar

Em frente ao Lago Negro, o Black Lake Restobar oferece um ambiente aconchegante com opções de lanches, petiscos, bebidas, sobremesas e também serve os melhores acompanhamentos em uma cesta de piquenique. Tudo para tornar o passeio ainda mais agradável e delicioso. O horário de funcionamento é de segunda a domingo das 10h às 18h, não abrindo somente na terça-feira. Os horários podem sofrer alteração, por isso, é importante ficar ligado no Instagram do Black Lake Restobar para estar sempre atualizado, acesse aqui!

Parque Alemanha Encantada

Vale a pena conferir também o Parque Alemanha Encantada, que foi criado a partir da inspiração nos contos dos Irmãos Grimm. É um espaço com uma belíssima arquitetura e riqueza de detalhes em sua decoração, que recriou uma pequena vila medieval alemã com jardins coloridos.

Um dos destaques é a Torre da Princesa, que possui 20 metros de altura e tem um cenário lúdico baseado na história da princesa Rapunzel. Quem sobe até lá, consegue ter uma vista panorâmica inédita do Parque, atração que chama a atenção de adultos e crianças. Ao lado, tem o Biergarten, um restaurante onde os visitantes podem degustar chopps e cervejas especiais importadas da Alemanha e se deliciar com pratos típicos da culinária alemã. O horário de funcionamento é das 10h30min às 18h30min todos os dias, exceto na quarta-feira. Lembrando que os horários do local podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Confira também O que está aberto em Gramado?

Passeio no pedalinho no Cisne do Lago Negro

O tour fica ainda mais interessante com o passeio de pedalinho. Nele, é possível contemplar toda a beleza do Parque com duas opções divertidas: barco pirata ou cisne. O passeio de pedalinho tem dois preços diferentes:
Cisne: R$40,00, capacidade duas pessoas.
Barco pirata: R$50,00, capacidade para até 4 pessoas (dois adultos e duas crianças de até 10 anos cada).
Pessoas acima de 60 anos pagam metade do valor.

O horário de funcionamento é diariamente das 8h às 18h e inclui coletes salva-vidas no valor do ingresso, para que todos possam aproveitar com toda a segurança necessária.

Ensaio Fotográfico Profissional

Conhecer o lago mais charmoso do Brasil e não registrar os momentos inesquecíveis com excelentes fotos? Nem pensar! Gramado oferece paisagens espetaculares, e a visita ao Lago Negro é algo que merece ser eternizado com fotos de qualidade.

Por isso, se você está com viagem programada para a Serra Gaúcha, é interessante organizar-se para contratar um serviço profissional e realizar um ensaio no Lago Negro. A fotógrafa Pâmella Charão eterniza momentos em Gramado e pode te ajudar a registrar os momentos vividos – para que não fiquem só na memória. Para falar com a Pâmella, é só clicar neste link e entrar em contato através do WhatsApp dela.

Hotéis e Pousadas próximos ao Lago Negro

Para quem quiser se hospedar próximo ao Lago Negro, existem ótimas opções que vão tornar a sua viagem em uma experiência única. Preparamos algumas dicas de hotéis que vão proporcionar uma estadia inesquecível:

Hotel Estalagem St. Hubertus

O Hotel Estalagem St. Hubertus proporciona tranquilidade, conforto e uma vista maravilhosa, perfeito para ficar em conexão com a natureza. Além do café da manhã, o Hotel conta com café da tarde, restaurante e pacotes para comemorações como casamentos, aniversários e lua de mel. Seja qual for a ocasião, a experiência pode se tornar ainda mais incrível em uma das diversas opções de acomodações que o local oferece. O endereço fica na Rua da Carrieri, 974 e as reservas podem ser realizadas através do site www.sthubertus.com

Pousada do Lago

A Pousada do Lago é outra opção de hospedagem e fica localizada ao lado do Lago Negro. Ela oferece aos seus clientes uma extensão de sua casa na Serra Gaúcha, um ambiente aconchegante e receptivo, que proporciona conforto e tranquilidade. O café da manhã é servido no estilo colonial, recheado de delícias produzidas na própria pousada. Através do site pousadadolago.tur.br/a-pousada é possível fazer a reserva diretamente pelo Whatsapp e conferir os pacotes e promoções disponíveis.

Pousada La Lavande

A Pousada La Lavande encanta com sua beleza. Ela foi projetada em tons de lavanda que dão um charme especial durante a estadia. O entorno da Pousada conta com uma charmosa área de convivência, com bancos e pergolados. Árvores e flores completam o clima com um ar bucólico, perfeito para sentar ao ar livre e descansar a mente.

Os apartamentos são cuidadosamente decorados, proporcionando a sensação de estar em casa e o café da manhã no estilo colonial conta com diversos tipos de pães, bolos caseiros e bebidas, feitos com todo o carinho e servidos com uma bela vista para o jardim. Ela está localizada na Rua João Alfredo Schneider, 613. Através do site www.lalavande.com.br é possível fazer a reserva online.

Gostou das dicas?

Para ficar por dentro das melhores dicas, continue acompanhando o blog do Gramado Oficial e siga a nossa página no Instagram e Facebook. Até a próxima!