19 de novembro de 2021

Morar em Gramado: tudo o que você precisa saber!

Para muitas pessoas, viver na Serra Gaúcha é um sonho realizado. Morar em Gramado então, nem se fala! A cidade é referência em qualidade de vida e recheada de atrações imperdíveis e belezas naturais.

O Gramado Oficial irá apresentar para você alguns motivos e apontar dicas para quem quer se aventurar nesta cidade incrível, que recebe tão bem os visitantes!

Morar em Gramado: qual o custo de vida?

Um dos itens mais buscados e importantes na hora de pensar em mudar de endereço, é com relação ao custo de vida. Por ser uma cidade turística e bastante movimentada, os custos para viver em Gramado são relativamente altos quando comparado a outros municípios com a mesma proporção de habitantes – cerca de 36 mil. 

No entanto, justamente por ser uma cidade turística é que Gramado dispõe de diversas opções incríveis de restaurantes, comércio e lazer, para todos os gostos, estilos e idades. Além disso, fica bem pertinho da capital Porto Alegre, levando apenas cerca de duas horas de carro. 

Imóveis em Gramado

Com relação a preços de imóveis, os valores costumam variar bastante, tanto para aluguel quanto para vendas. Claro que, quanto mais próximo do centro da cidade, mais caros ficam as casas e apartamentos. Você pode encontrar opções mobiliadas, semi-mobiliadas ou sem móveis.

Vale a pena pesquisar nos sites de imobiliárias da região o tipo de imóvel que você quer de acordo com suas necessidades. Por aqui também é bastante comum encontrar imóveis de alto padrão, repletos de requinte e luxos. Se este for o seu gosto, prepare-se para encontrar opções de tirar o fôlego!

Custos de vida diários em Gramado

Segundo o site Expatistan, que compara preços de alimentação, vestuário e outros itens entre cidades, Gramado possui um custo de vida razoável nestes quesitos. Por exemplo, para almoçar fora, o menu do dia em restaurantes sai, em média, R$33 por pessoa. Já nas redes de fast food ou restaurantes populares, o preço de uma refeição gira em torno de R$24 por pessoa. 

Nos supermercados, os preços constantemente alteram e trazem descontos, mas os valores não costumam ser muito diferentes das médias em outras cidades brasileiras.

Morar em Gramado: infraestrutura

Morar em Gramado: arquitetura única na cidade

Como já falamos anteriormente, a cidade conta com diversas opções em todos os setores, para não deixar ninguém na mão! Além disso, Gramado dispõe de uma boa infraestrutura de educação, transportes e saúde, estando entre as 50 cidades do RS com índice de desenvolvimento alto.

A decoração das ruas e casas é outro charme à parte! Influenciada pelas culturas alemã, italiana e portuguesa, Gramado conta com estruturas arquitetônicas que remetem a estes países, como o estilo enxaimel – técnica germânica que constrói paredes sem utilizar pregos, com caibros verticais, inclinados ou horizontais.

As belezas pelas ruas com flores coloridas bem cuidadas, ruas e espaços públicos limpos, também fazem valer cada dia. Os parques então, um encanto só – e são diversos espalhados por aqui! Confira aqui mais informações sobre o Lago Negro , Fonte do Amor Eterno e o que fazer em Gramado.

Índices de criminalidade

Morar em Gramado pode ser considerado seguro e tranquilo, o que faz da cidade um ótimo lugar para viver em família. A cidade investe em segurança pública cada vez mais, empregando esforços para manter a ordem pública e o respeito às leis. 

Dessa forma, ao longo dos últimos anos os índices de criminalidade reduziram consideravelmente na região, que também tem como incentivo a educação e comportamento da população.

Morar em Gramado: atrações e turismo

Morar em Gramado: Fonte do Amor Eterno

Quando se fala em viver em Gramado, com certeza vem à sua cabeça a possibilidade de desfrutar das inúmeras atrações que a cidade oferece, não é mesmo? Com opções ao ar livre, para adultos, crianças, famílias, casais e muito mais, Gramado conta com entretenimento de qualidade para todos!

Abaixo selecionamos alguns locais imperdíveis para você visitar. Confira!

Estas são apenas algumas da enorme quantidade de atrações que você pode aproveitar. Gramado é demais!

Restaurantes em Gramado

Famosa por uma gastronomia rica e única, que envolve diversas culturas e receitas tradicionais, Gramado oferece sabores que agradam a todos os paladares. São mais de 200 restaurantes, entre tradicionais, pizzarias, hamburguerias, cafeterias e muito mais. 

Se você quer saborear um típico café colonial, não deixe de conhecer o Bela Vista Café Colonial, com mais de 80 itens saborosos! Além disso, você pode desfrutar de um bom e autêntico fondue ou conhecer as famosas pizzarias temáticas da região. 

Morar em Gramado: como é o clima durante o ano?

Não se desespere! Nós sabemos que a fama do frio de Gramado assusta muita gente… Entretanto, apesar de ser conhecida por ser uma cidade bem fria em qualquer época do ano, Gramado tem seus dias com temperaturas mais amenas, atingindo 30ºC em vários períodos do ano. No entanto, temos que ser honestos e dizer que sim, nas estações de outono e inverno o frio realmente é intenso. Para os amantes de um tempo geladinho, é sensacional!

Além disso, todo ano há possibilidade de neve, então você precisa estar ciente de que o clima em Gramado pode ser bem gelado nesta época. Já a primavera e verão são períodos de muita beleza e clima ameno na cidade. As flores começam a desabrochar, a cidade fica enfeitada e, claro, as temperaturas sobem um pouco.

No verão, momento em que as famosas hortênsias desabrocham, a cidade fica ainda mais linda com flores coloridas e, claro, com as decorações de natal também. Aliás, confira aqui informações sobre o Natal Luz de Gramado 2021! Mesmo assim, o calor intenso sentido em outras regiões do país não é sentido em Gramado. Por aqui, as temperaturas até sobem, mas nada exagerado. Assim, você pode aproveitar as estações perfeitamente!

Vale a pena morar em Gramado?

Com certeza vale muito a pena a mudança para Gramado! Além de mudar de ares e estar em um local lindo e bem cuidado, a cidade é bastante acolhedora e oferece opções para todos os tipos de família. 

É raro ouvir barulhos de carros e os bares não podem colocar músicas muito altas, devido às regras da prefeitura. Então, se você quer um lugar bem tranquilo para passar os seus dias, Gramado é a escolha ideal! 

Morar em Gramado é vivenciar novas experiências, viver rodeado de belezas naturais e curtir muito ao lado das pessoas que você ama.

Siga o Gramado Oficial!

Nos acompanhe no Instagram e Facebook para saber tudo o que a Serra Gaúcha tem para oferecer! Fique de olho em nosso blog também, porque aqui publicamos diversos artigos com dicas exclusivas para você aproveitar Gramado e Canela do jeito certo!