16 de julho de 2021

O que fazer em Gramado? Conheça os principais pontos turísticos da cidade mais charmosa do Brasil

Você saber o que fazer em Gramado? Considerada a cidade mais bonita do Brasil, Gramado vem atraindo cada vez mais turistas de diversas localidades, recebendo anualmente milhões de visitantes.
É um lugar para quem busca tranquilidade, segurança e viver experiências realmente diferenciadas em um dos destinos mais premiados do país.

Que a Serra Gaúcha proporciona experiências únicas aos turistas, todo mundo sabe, certo? Em 2020, Gramado foi considerado o 5º destino em alta no mundo, segundo ranking do TripAdvisor, a maior plataforma de viagens do mundo. A escolha foi feita com base em milhões de avaliações e opiniões de viajantes do mundo todo. Em 2018, Gramado já tinha recebido dois prêmios: 5º Melhor Destino da América do Sul e 2º Melhor Destino do Brasil.

Gramado é uma cidade repleta de prêmios e atrações. Separamos algumas dicas de lugares que você não pode deixar de conhecer. Seja para um lindo dia de sol ou no dia mais chuvoso e frio do ano, Gramado tem atrações diariamente, para todos os gostos e idades. Vem com a gente!

Dicas para passeios gratuitos em Gramado

Rua Torta – A rua mais instagramável do Brasil

A nossa primeira dica é passear pelas charmosas ruas da cidade, começando pela Av. Borges de Medeiros – a avenida mais famosa da cidade. Um verdadeiro shopping a céu aberto, lá você encontra grande parte do comércio local, lojas e restaurantes. É possível conhecer famosos pontos turísticos como a ‘Rua Torta’, inspirada na Lombard Street, a rua californiana de forma tortuosa que ganhou fama internacional.

Igreja Matriz São Pedro e Fonte do Amor Eterno – Parada obrigatória para os casais apaixonados

Ao longo do passeio pelo centro da cidade, você pode visitar a Igreja Matriz São Pedro de Gramado e também a Fonte do Amor Eterno, inspirada na famosa Fontana de Trevi, que fica na Itália. É o local perfeito para eternizar o seu amor!

As lojas do Boulevard São Pedro – que fica ao lado da Fonte – disponibilizam os cadeados para você comprar e escrever o nome dos apaixonados, podendo colocar a peça na estrutura que fica ao redor da fonte. Um lugar ideal para tirar lindas fotos!

Para mais informações sobre a fonte, acesse o nosso post especial.

Palácio dos Festivais – A casa do famoso Festival de Cinema de Gramado

Continuando o nosso roteiro, um pouco mais à frente da Matriz São Pedro você vai caminhar pela Calçada da Fama, onde mãos de famosos foram eternizadas nas ruas em frente ao Palácio do Festival de Cinema. Esse último lugar, inclusive, é responsável por receber todos os anos o Festival de Cinema de Gramado, premiando o melhor do cinema brasileiro e latino.

Rua Coberta

Caminhando um pouquinho mais e atravessando a calçada você vai se deparar com a Rua Coberta, o point do centro de Gramado. O local é perfeito para os momentos em que o clima lá fora não está contribuindo muito. A estrutura é repleta de restaurantes e conta com aquecedores, que transformam os seus momentos em algo inesquecível.

Praça das Etnias – As típicas comidas italianas e alemãs de Gramado

Agora que já passamos um pouco do centro da cidade, vamos até a Praça das Etnias, localizada ao lado da rodoviária de Gramado. A praça é uma homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães e traz a ideia de preservar a cultura. Lá você vai encontrar artesanatos e muitas comidas gostosas na Casa do Colono, com produtos típicos produzidos no interior da cidade. O pãozinho recheado com linguiça e a cuca de doce de leite são opções imperdíveis!

 

Lago Joaquina Rita Bier

Bem próximo da Praça das Etnias você pode, ainda, conhecer o Lago Joaquina Rita Bier, um bom local para fazer uma caminhada e curtir a paisagem. Ele está localizado ao lado do Centro de Cultura de Gramado. Falando em lago, outro lugar que é referência na cidade é o Lago Negro, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

Lago Negro

Localizado em um ponto bem alto da cidade, aqui você pode aproveitar a natureza exuberante e toda a tranquilidade que o Lago Negro oferece. O parque é grande e você pode andar tranquilamente sem se preocupar com aglomeração. No Lago é possível, ainda, fazer um passeio de pedalinho ou programar um piquenique. Para quem preferir, o local também conta com ótimos restaurantes, que oferecem opções de almoços, lanches e drinks. Quer saber mais sobre o Lago Negro? Confira o nosso post especial sobre este lugar incrível!

Alemanha Encantada

Em frente ao Lago Negro, você pode visitar o Parque Alemanha Encantada, um lugarzinho inspirado nos contos infantis dos Irmãos Grimm. O local oferece chopes e pratos alemães que encantam a todos! Ah, e não deixe de conhecer a principal atração do local: a Torre da Rapunzel.

É bom lembrar que para entrar no parque, é preciso pagar ingresso e lá de cima você conhece a casa temática e ainda garante uma vista privilegiada de todo o lago.

Museus

Quem conhece Gramado sabe que tem aqueles dias em que o tempo não está muito agradável – geralmente os muito chuvosos. Mas não se preocupe, isso não irá estragar seus planos de passear pela cidade! Mesmo em dias assim, Gramado oferece muitas atrações e certamente os museus devem estar entre os itinerários de quaisquer roteiros traçados pelos turistas. Na avenida das Hortênsias, você pode conhecer diversos ambientes fechados e encantadores. Confira abaixo!

Hollywood Dream Cars

Conhecido como o Museu de Carros Antigos, o espaço tem exposições de carros que marcaram a história da indústria automobilística e do cinema nos anos dourados. É possível admirar e tirar fotos com modelos clássicos e originais das décadas de 20 a 60.

Super Carros

No salão do Super Carros você pode observar de perto dezenas das marcas mais invejadas do mundo, como Porsche, Lamborghini e Ferrari. Além de conhecer, você também tem a opção de dirigir essas naves – um passeio com muita adrenalina. Viva a experiência de pilotar o seu favorito pelo centro da cidade!

Dreamland Museu de Cera

O local certo para você ficar frente a frente com o seu ídolo! O Museu de Cera conta com 15 cenários com mais de 100 personagens, divididos entre personalidades do mundo do esporte, pop, cinema e infantis. Os personagens replicados possuem a altura e peso do artista na época de sua retratação.

Dreams Motor Show Gramado

Para os amantes do radical mundo das motocicletas, este museu temático ambientado em bar estilo Las Vegas vai te deslumbrar! O espaço conta com dezenas de motos clássicas incrivelmente restauradas, abrangendo quase um século de verdadeiras preciosidades até os mais atuais e modernos modelos.

Fantastic House

O parque temático leva o visitante a uma incrível jornada em um universo de arte, interatividade, música e tecnologia. Retrata através de personagens cativantes em uma história única, o segredo de um viver fantástico. É um atrativo para todas as idades!

 

Selfie Gramado – O lugar perfeito para fotos inesquecíveis

Aqui você irá se encantar com diversos cenários ‘instagramáveis’, que vão te garantir fotos incríveis! Esse modelo de ambiente já é sucesso nos Estados Unidos, Japão e em outros países e provocam imaginação, criatividade e conectividade. Aproveite para fazer lindas fotos e arrasar no seu feed!

 

Snowland – Neve em Gramado durante o ano inteiro

E quem vem à Gramado quer ver neve! Mas, como nem sempre ela aparece, é possível se divertir no Snowland, um parque temático com temperaturas super baixas e muita neve! Atração para toda a família, este é o primeiro parque de neve indoor das Américas e oferece diversas atividades para todas as idades e gostos, como esqui, Montanha de Neve, snowboard e muito mais.

Ah, no ingresso estão inclusas as roupas para a Montanha de Neve, espaço onde as temperaturas são negativas. Dica do Gramado Oficial: é bom você ir com uma roupa mais quentinha, além de levar touca e luvas.

Cristais de Gramado

Que tal uma experiência diferente e artesanal? Conheça a Cristais de Gramado, localizada logo na entrada da cidade e próximo ao Pórtico de Gramado – de quem vem “via Taquara”. Na fábrica/loja você tem a experiência de assistir ao vivo a fabricação do Murano, com as mesmas técnicas utilizadas em Veneza, na Itália.

Se impressione com a técnica e agilidade dos artesãos ao moldar peças de cristal em temperaturas acima de 1.450 ºC. Depois de conhecer como são feitas as peças, você também pode conhecer a loja – composta por lindas peças de decoração, todas artesanais. Encante-se também com o mestre miniaturista, que faz peças de decoração em miniaturas.

E não é só isso! Por lá você pode aproveitar a maior joalheria contemporânea da América Latina, com mais de 2 mil peças em exposição. É muito glamour em um lugar só!

Gramado Zoo

Bem próximo à loja Cristais de Gramado, você pode conhecer o zoológico de Gramado, a atração mais amada pelas crianças! O zoo apresenta 1.500 animais da fauna brasileira de um jeito diferenciado. Isso porque o zoológico não tem grades e jaulas, mas sim, enormes viveiros que permitem os animais viverem tranquilamente em um ambiente acolhedor.

Além de admirar os belos animais, junto ao Gramado Zoo você também pode conhecer mais sobre a nossa cultura local visitando o Parque Gaúcho. Este é o único parque temático do mundo que resgata a formação e evolução do gaúcho, com seus usos e costumes. É um passeio cheio de cultura!

Le Jardin – Parque de Lavanda de Gramado

Se você está indo para o centro de Gramado, saiba que às margens da rodovia RS-115 está localizado o Le Jardin – Parque de Lavanda. O local é encantador e vale muito a pena tirar algumas horinhas para visitar e apreciar suas belezas naturais. O parque tem o intuito de apresentar a lavanda ao público, com um jardim que combina espécies inéditas dessa e outras flores. Sim, o parque permanece florido durante todo o ano! Além de admirar a exuberância das cores, os turistas também podem visitar as estufas onde são produzidas as mudas das flores.

Para quem quiser levar um pedacinho do parque para a casa é possível comprar produtos no local, como óleos essenciais com aroma da lavanda e demais flores. Presentes, cosméticos e artigos de decoração também estão disponíveis na loja temática do parque. O Le Jardin dispõe, ainda, de um bistrô exclusivo, com opções para almoço e lanche.

 

Mini Mundo

Você já deve ter ouvido falar no fantástico Mini Mundo de Gramado, não é mesmo? Essa é mais uma atração incrível que existe por aqui! O parque é cheio de cidades em miniatura, em tamanho cerca de 24 vezes menor do que o real. As obras que você vai conhecer são todas construídas no parque a partir de projetos, dados reais, pesquisa e dedicação para planejar e confeccionar as obras com o máximo de realismo.

O espaço conta, ainda, com área de alimentação, parque infantil, espaço para redação e remessa de correspondência, além de local para aquisição de presentes e lembranças do Mini Mundo e de Gramado. Tudo isso em um ambiente agradável, com um jardim primoroso e repleto de belezas e detalhes. É atração para toda a família!

Casamento dos Sonhos – Casamentos em Gramado e muito romance

Todos sabem que Gramado é uma cidade muito romântica, por isso aqui é possível conhecer o Casamento dos Sonhos e o Jardim do Amor. Inspirado nos divertidos casamentos de Las Vegas, o Casamento dos Sonhos de Gramado oferece opções surpreendentes de cerimônias, inclusive temáticas – sendo uma boa oportunidade para dar um passo a mais no seu relacionamento, hein!

Jardim do Amor

No mesmo local você encontra o Jardim do Amor, um lugar charmoso que garante lindas memórias aos turistas. O Jardim é colorido, cheio de flores e recria características das antigas vilas de Toscana, na Itália. Além dos belos canteiros de flores, é possível encontrar diversas casas, escadarias, balanços e portas coloridas. Cenários perfeitos para lindas fotos e momentos românticos!

Olivas de Gramado

Dentre as opções de parques, não podemos deixar de citar o incrível Olivas de Gramado, que fica em cima de um cânion na Linha Nova – interior da cidade. O local fica a 14km do centro e possui mais de 12 mil oliveiras de seis variedades. O trajeto até lá é encantador, percorrendo a rota do principal roteiro rural da região: o Raízes Coloniais de Gramado.

Além das belezas naturais de encher os olhos, o local disponibiliza um espaço com culinária típica dos imigrantes e atrações para toda a família, como trilhas na natureza e visitação à fazendinha de mini animais. E, claro, o local também rende fotos incríveis!

Natal Luz – A data mais aguardada em Gramado

O Natal Luz de Gramado é o maior festival natalino do mundo. Se você vier visitar no período entre outubro e janeiro, vai poder presenciar a verdadeira magia do Natal! A cidade fica toda enfeitada com artigos natalinos e à noite as luzes dão um show à parte.

Acontecem nesse período apresentações teatrais, musicais, desfiles e eventos, que criam sensações e emocionam o público, além de resgatar a simbologia natalina. Prepare-se para um período mágico!

Aldeia do Papai Noel – Natal fora de época em Gramado

Mas, para quem visita a cidade fora dessa temporada, ainda é possível vivenciar a magia do Natal indo até a Aldeia do Papai Noel, o único parque natalino do Brasil. E não é apenas para as crianças, viu? Adultos também se encantam e voltam à infância com tanta magia!

Lá fica a morada oficial do bom velhinho, uma casa completa e cheia de encantos. E, sim, o Papai Noel é real e lá vivem renas verdadeiras! Há também trenó voador, chalé dos ursos, fábrica de brinquedos, praça da neve, árvore dos desejos e outras diversas atrações. Viva essa magia!

Dicas gastronômicas: Onde comer em Gramado

Como você já deve ter notado, Gramado é sensacional! Mas as dicas ainda não acabaram. Agora iremos falar um pouco sobre as opções gastronômicas. Selecionamos algumas que você não pode deixar de experimentar!

Em 2020 Gramado ganhou mais um título, o de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. A cidade é referência na fabricação destas delícias, garantindo muito sabor e sofisticação. Listamos abaixo alguns lugares onde você pode provar os melhores chocolates e conhecer lojas temáticas.

Reino do Chocolate

É uma fábrica de chocolates temática com um espaço chamado “Faça seu chocolate”, onde o visitante escolhe formato e recheio e produz o seu próprio doce. Lá você também pode fazer um tour por cenários mágicos que contam a história do cacau.

No final da visitação você ainda conhece a loja, onde o valor pago do ingresso pode ser resgatado em chocolate.

Florybal chocolates – A Fábrica Mágica

Aqui os visitantes poderão contemplar a produção de deliciosos chocolates. Encante-se com a famosa cascata com mais de 200 kg de chocolate! Depois da visitação – que é gratuita -, você pode fazer compras na loja que fica no primeiro andar.

Caracol – A fabulosa loja de chocolates

Uma loja com verdadeiros cenários de contos de fadas! São seis ambientes distribuídos em 288 metros quadrados, onde estão os personagens Soldado Chocolito, Bailarina Cacau e o Urso Caramelo. Durante o percurso você tem a oportunidade de viver sua própria fábula, participando e interagindo em cada um dos ambientes. O roteiro encerra no Mundo do Faz de Conta, lar da Bailarina Cacau.

Lugano – Mundo do Chocolate

Localizado no centro de Gramado em uma área de 3 mil metros quadrados, o Mundo do Chocolate da Lugano conta com mais de 200 peças esculpidas em chocolate representando diversos monumentos do mundo, incluindo a Torre Eiffel – esta, inclusive, é considerada a maior torre de chocolate do mundo, com quatro metros de altura.

O Mundo do Chocolate é um passeio para você e sua família saírem encantados e registrarem fotos incríveis! A visita também conta com degustação dos chocolates Lugano à vontade.

Pizzarias em Gramado

E os amantes de uma boa pizza também não ficam de fora! Gramado é o lugar perfeito para quem quer apreciar essas maravilhas italianas. Vem com a gente e conheça nossas pizzarias temáticas!

Porto Cara de Mau – Um navio pirata em Gramado

Mais que uma pizzaria, a Porto Cara de Mau é um ponto turístico! O cenário remete a uma viagem ao fundo do mar. Há show de danças estilo Cabaré e uma balada pirata que diverte todos os visitantes. Na Porto é servido, exclusivamente, rodízio de pizzas. Dica: se você optar por visitar esta pizzaria, chegue bem cedo, já que é bastante concorrida a entrada no local.

Hector – Pizzaria de Gramado inspirada na saga Harry Potter

A pizzaria Hector é um grande sucesso entre os turistas que visitam a cidade. Localizada ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, a pizzaria é inspirada na saga Harry Potter e traz um espaço todo decorado com cenários e até trilha sonora do mundo mágico do bruxo mais famoso do mundo. O ambiente é projetado para levar os visitantes – ou os aprendizes, como são chamados os clientes – para um mundo de muita magia!

Kongo – Pizzas produzidas em uma “selva” em plena Serra Gaúcha

Apesar de ser mais voltada para o público infantil, a Kongo encanta pessoas de todas as idades. A decoração foi inspirada na segunda maior floresta tropical do mundo, a selva do Congo (África), casa dos gorilas gigantes – espécies consideradas em extinção. A pizzaria oferece uma experiência completa. Quando você chega, um gorila gigante te leva até sua mesa e no ambiente há sons de animais, vento, chuva e até mesmo do farfalhar das árvores.

Café Colonial – Experimente o primeiro café colonial do Brasil

Até agora só sugestões ótimas, né? Indo para um mundo mais inspirado na culinária alemã e italiana, temos os cafés coloniais. Para quem ama uma mesa farta, cheia de doces e salgados, não deixe de visitar o tradicional Bela Vista Café Colonial, o 1º Café Colonial do Brasil.

O principal atrativo de qualquer café colonial é a enorme variedade de comidas e bebidas, servidas à vontade. Deguste bolos, tortas, geleias, pães, salgados, salames, queijos, café, chocolate quente, sucos e muito mais. É muita variedade e fartura, um diferencial para quem busca algo que fuja do convencional.

Fondues em Gramado

E, claro, não podemos esquecer dos tradicionais fondues da Serra Gaúcha. Esse prato de origem suíça é uma das opções favoritas dos turistas que visitam Gramado e super combina com os dias de frio intenso da serra.

As sequências são muito bem servidas e, seguindo a tradição, ocorrem em três etapas. Na primeira, o queijo é o protagonista e vem acompanhado de pedaços de pães e batatinhas. Na segunda, entram as carnes nobres, que você mesmo prepara na pedra e escolhe o molho que mais lhe agrada para acompanhar dentre as diversas opções. Por último, é servido o fondue de chocolate, que é uma delícia! São vários pedaços de frutas que você mergulha diretamente no chocolate. Quer um bom acompanhamento? Vinho, para aquecer e brindar.

Chateau dos Plátanos – Colosseo – Le Chalet de la Fondue

Em Gramado, existem ótimas escolhas para os mais variados gostos. O restaurante Chateau dos Plátanos está localizado ao lado da Pousada La Lavande e possui uma sequência inesquecível; o Colosseo possui um ambiente requintado, com uma adega, perfeito para uma noite especial; e o Le Chalet de la Fondue é um restaurante refinado de menu europeu que irá conquistar o seu coração.

Comida italiana em Gramado

Quem vem a Gramado sempre quer indicação de bons restaurantes. Para os que querem experimentar uma bela comida italiana, indicamos conhecer um pedacinho da Itália em Gramado, que se chama Cantina Pastasciutta. A casa oferece um apetitoso buffet de antepasto com uma variedade enorme de pães, frios, massas, queijos, salames e presunto parma.

A cantina possui um elaborado cardápio que contempla também a famosa sopa de capeletti, especial para os dias mais frios. São 12 tipos de massas caseiras diferentes para você escolher e compor com mais de 30 saborosos molhos, que são o grande destaque desta cantina italiana em Gramado.

Churrasco – Noite gaúcha em Gramado

O bom churrasco gaúcho não pode faltar na lista dos turistas! Nossa dica são os restaurantes Chama de Fogo e Garfo e Bombacha. Ambas as churrascarias oferecem cortes de qualidade, com carnes e acompanhamentos para todos os gostos. A Garfo e Bombacha se diferencia por oferecer shows ao vivo e apresentações de danças típicas gaúchas – a famosa Noite Gaúcha.

Vida noturna em Gramado

E, para finalizar, quem gosta de um barzinho com comidas e drinks gostosos pode aproveitar o famoso Hard Rock. Conhecida mundialmente, a rede com tema de rock serve hambúrgueres e pratos americanos em um ambiente muito animado e surpreendente.

Acolhedor e diferenciado, o pub Tôro também é uma excelente opção para quem aprecia uma grande variedade de drinks, hambúrgueres, boa música e pratos saborosos, além de coquetéis e cervejas.

Adorei as dicas e quero conhecer Gramado!

Em Gramado não faltam opções para você se divertir muito e vivenciar momentos inesquecíveis. Agora é só escolher os locais e planejar sua rota de viagem!

E você, gostou do nosso artigo? Acrescentaria mais algum lugar sensacional de Gramado? Conte para a gente lá nas nossas redes sociais: @gramadooficial no Instagram e Gramado Oficial no Facebook!