18 de junho de 2020

Confira o clima para planejar sua viagem na Serra Gaúcha

Sobrou um tempinho precioso na sua agenda para colocar o pé na estrada? Que ótimo!

Mas se você escolheu como seu destino a nossa região, pode ter certeza que uma das preocupações na hora de fazer as malas será responder as perguntas, “o que eu devo levar? Como vai estar o clima? Quando ir para Gramado e Canela?” impossível não pensar nas quatro estações!

Para responder isso, o método pode ser mais simples do que você imagina. Basta lembrar que aqui no sul do país as estações do ano são bem definidas. Então, decidimos usar justamente o Verão, o Outono, o Inverno e a Primavera para oferecer a você um guia definitivo e acabar com a questão “levo camisa ou jaqueta, luvas ou boné, meia de lã ou shorts?”.

Verão na Serra Gaúcha

   Talvez uma das fotos mais icônicas de Gramado seja a de algum dos relógio-termômetros localizados no centro da cidade. Quanto o marcador mostra, aí depende muito de quando a foto foi tirada. Por exemplo: no verão. Nesta época do ano, a temperatura média pode girar em torno dos 25 a 30 graus. Um clima bem ameno e gostoso.

Se você vem nesta época do ano, a dica é trazer todas as opções do seu armário para o calor. Contudo, a Serra Gaúcha pode pregar peças de vez em quando. Nunca deixe de trazer um casaco, pois as temperaturas podem cair durante a noite e se você não vier preparado isso pode arruinar um belo passeio pela região durante a noite.

Há o outro lado também. Alguns dias a temperatura varia muito e foge da mediana, podendo subir até 35°C ou mais. De qualquer forma, esta é uma estação perfeita para aproveitar as excelentes opções de gastronomia da região, principalmente aquelas com mesas para o lado de fora do estabelecimento. Vamos falar um pouco mais sobre isso futuramente aqui no blog, então fique atento.

Ah, é neste período do ano que acontece o Natal Luz, então as dicas aí em cima valem para você aproveitar o evento também.

Outono: a transição

Venha preparado para aproveitar o friozinho. Ainda não é inverno na Serra Gaúcha, mas isso não exclui o fato de que você vai poder aproveitar a região de um jeito diferente de muitas regiões do Brasil. Nesta estação, as chuvas vêm em grandes quantidades, as temperaturas baixam e você invariavelmente vai presenciar a cerração.

Com as fortes características londrinas, que tal escolher programas como: um vinho em frente a lareira, uma fondue para aquecer a noite do casal, uma balada para curtir e conhecer os habitantes da região?

E se você quiser fazer um favor para sua timeline, não esqueça de trazer uma máquina fotográfica. Durante o outono, a natureza nos brinda com um espetáculo de cores, conforme as folhas dos plátanos vão caindo.

 

Será que neva neste inverno?

Você já deve ter ouvido essa pergunta. Pois é, na Serra Gaúcha é sempre possível que ela venha. Uma boa prova disso não está tão longe. Em 2013, presenciamos uma das maiores nevascas dos últimos tempos, um espetáculo da natureza, e ainda foi possível construir seus próprios bonequinhos de neve. Nem sempre a precipitação chega a tal ponto, porém desde então houve casos de neve granular e até chuva congelada que deixou o cenário de um branco incrível.

Agora você já deve ter imaginado como fica o clima envolta de tanta neve, né? Sim, as temperaturas podem chegar a negativo. Traga suas roupas mais quentes. Ou se sua região é das tropicais e você nunca precisou adquirir algo para o inverno rigoroso, fique tranquilo. A Serra Gaúcha também é muito conhecida pela variada oferta de moda inverno, roupas quentinhas à base de couro e lã.

Lembrando que este tema também vai ser explorado aqui no blog. E vocês vão adorar saber as melhores dicas para compras na Serra.

 

Ah, a primavera

             Tome um sorvete caminhando pelo centro. Conheça as paisagens naturais. Pratique atividades de aventura. Faça um passeio para conhecer as cervejarias da região. Conheça a região de cima em um ônibus de dois andares. Nossa, as opções para aproveitar na primavera são tantas.

Prepare sua mala com um misto de casaco e protetor solar. Se o tempo colaborar, você vai presenciar ótimos dias de sol e calor, com temperaturas em volta dos 25°C. Aqui aproveite o colorido da floração e deixe-se deslumbrar pelo cenário. Detalhe especial para a flor que dá nome à Região das Hortênsias, um clássico!

             Com estas dicas, você aproveita mais o clima da Serra Gaúcha. Ele tem seu jeitinho peculiar de ser, com pequenas surpresinhas que elevam ou baixam as temperaturas quando você menos espera. Mas lidando como o nome já sugere, são surpresas que deixam sua viagem ainda mais inesquecível.

Confira as estimativas de temperaturas mínimas e máximas em Gramado mês a mês.

Janeiro: 15.8°C – 25.6°C

Fevereiro: 15.4°C – 24.8°C

Março: 10.9°C – 19.9°C

Maio: 8.7°C – 17.6°C

Junho: 7.7°C – 16.7°C

Julho: 7.5°C – 16.9°C

Agosto: 8.4°C – 18.1°C

Setembro: 9.6°C – 19.3°C

Outubro: 11.4°C – 21.4°C

Novembro: 13°C – 23.4°C

Dezembro: 13.1°C – 23.2°C

Cada vez mais vamos dar as melhores dicas e informações para ajudar você a planejar sua viagem. Fique ligado aqui no blog do Gramado Oficial e nos siga no Instagram e Facebook. Até a próxima.