30 de maio de 2022

Cambará do Sul: confira dicas do que fazer na cidade

A famosa região dos cânions no Rio Grande do Sul, Cambará do Sul, é repleta de atrações que vão além dos tão admirados cânions. Principalmente para quem procura tranquilidade, contato com a natureza e pouco movimento, a cidade é perfeita para viver momentos inesquecíveis.

Hoje o Gramado Oficial vai te apresentar algumas atrações de Cambará do Sul, que fica nos Campos de Cima da Serra, para você que quer dar uma fugidinha da agitação de Gramado e região. Vem com a gente!

Cambará do Sul: conheça os cânions

Cambará do Sul: conheça os cânions

Para começar este tour pelos altos da Serra Gaúcha, impossível não iniciarmos pelo maior motivo da cidade ser tão conhecida: os cânions. Com suas belezas naturais, essa parte de Cambará do Sul é repleta de atrações para os apaixonados pela natureza. O cânion Itaimbezinho, que é super famoso na cidade e um dos maiores do país, fica a apenas 18 km do centro de Cambará do Sul – dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra. 

A aventura já começa no caminho para chegar neste local, já que boa parte da estrada tem chão de terra e pedras. Se você adora fazer trilhas, este cânion oferece bons caminhos em meio à natureza!

Compre seu ingresso para o cânion Itaimbezinho com praticidade clicando aqui

Já o cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral. Para chegar neste local você também percorrerá um trajeto com chão de terra e pedras. Este cânion tem uma altitude impressionante, com 1.240 metros acima do nível do mar. Seus grandes paredões lembram muralhas e você também pode fazer trilhas pelo local.

Compre seu ingresso para o cânion Fortaleza com praticidade clicando aqui.

Visite as piscinas naturais do Malacara 

Cambará do Sul: a cidade também tem piscinas naturais incríveis

Ainda na parte dos cânions do Parque Nacional da Serra Geral, o cânion Malacara é rodeado por piscinas naturais. O caminho para chegar até ele é rústico e, claro, conta com uma trilha cheia de cenários encantadores. No entanto, vá com roupas e calçados confortáveis porque a caminhada é feita pelo leito do rio, que é repleto de pedras de vários tamanhos.

Depois desta trilha (que é curta), você chega em uma das maiores piscinas naturais do cânion Malacara – e é impossível não tomar um bom banho nelas! As águas, bem geladinhas, são um convite para mergulhar e sair de lá revigorado. Apesar da pouca infraestrutura, o local é perfeito para quem curte trilhas e muita natureza intocada. 

Cambará do Sul e sua grande variedade de cachoeiras

Já deu para perceber que Cambará do Sul é um lugar rodeado por belezas naturais das mais variadas, não é mesmo? Por isso, a cidade é bastante procurada por aventureiros e pessoas que gostam de experimentar novos momentos em meio à natureza. 

Mas Cambará vai além dos cânions. Com inúmeras quedas d’água que nasceram de fissuras entre um cânion e outro, as cachoeiras da região são outro espetáculo à parte. Você pode visitar diversas, mas as mais conhecidas são a Cachoeira dos Venâncios e a Cachoeira do Nassucar. A primeira fica a 20 km do centro de Cambará do Sul e conta com quatro quedas d’água incríveis que complementam os “cenários” em meio às matas. 

Já a de Nassucar tem apenas uma queda d’água, mas que já é suficiente para brilhar os olhos! Com 60 metros de altura, essa cascata é um verdadeiro convite para relaxar e renascer, seja com um bom mergulho ou uma simples contemplação.

Saboreie a gastronomia local

Cambará do Sul: conheça a gastronomia local

Depois de tantas caminhadas e banhos de cachoeira, nada melhor do que fazer uma paradinha para recarregar as energias. Neste momento, aproveite para conhecer a gastronomia de Cambará do Sul e visite os restaurantes, bares e pubs.

No restaurante A Taberna, por exemplo, você poderá saborear diversos pratos, como frutos do mar e panquecas, além de harmonizá-los com alguns vinhos nacionais e importados que são vendidos no local. A decoração rústica e aconchegante, mas sem perder a elegância, atrai diversos visitantes. 

Bateu vontade de uma comidinha mais caseira? Então, faça uma parada no Bolicho Guabiroba! O restaurante é totalmente voltado à culinária natural, com ingredientes frescos e sem molhos prontos. As comidas, então, nem se fala! São típicos sabores e aromas de casa de vó. Prepare-se para conhecer diversos pratos gaúchos e aproveitar cada momento!

Dica do GO: confira dicas sobre o que fazer em Gramado!

Acompanhe o Gramado Oficial

Quer mais dicas sobre a Serra Gaúcha? Então siga o Gramado Oficial no Instagram e Facebook. Por lá, estamos sempre publicando as melhores dicas e novidades da nossa região!