20 de agosto de 2021

Festival de Gastronomia de Gramado 2021: saiba tudo sobre o evento mais saboroso da região!

Entre os dias 2 e 12 de setembro de 2021, a cidade recebe mais uma edição do tão aguardado Festival de Gastronomia de Gramado! O evento vai abrir suas portas para os visitantes, adotando os protocolos de segurança exigidos pelo governo. A estrutura ficará na rua Pedro Benetti, bem pertinho da famosa Igreja Matriz São Pedro.

Os turistas poderão conhecer mais sobre a renomada gastronomia da Serra Gaúcha, que conta com influências alemãs, italianas e portuguesas. Com certeza vai ser um festival de encher os olhos – e a barriga!

Aqui no Gramado Oficial você vai ficar por dentro de tudo que acontece no Festival de Gastronomia e saber muito mais sobre Gramado e seus maravilhosos passeios turísticos. Vem com a gente!

Como participar do Festival de Gastronomia de Gramado

Foto da 11ª edição do festival. Crédito: Cleiton Thiele 

O 13º Festival de Cultura e Gastronomia é aberto ao público e tem sua entrada gratuita, mas atenção: o espaço é limitado a 240 pessoas sentadas. A medida serve para seguir, com responsabilidade, as regras impostas por conta da pandemia e zelar pela saúde da população. Além disso, não é possível realizar reservas, sendo a ocupação por ordem de chegada. Então se organize e vá cedinho para aproveitar cada uma das delícias vendidas por lá!

Protocolos de segurança do Festival de Gastronomia
Sabemos que este momento é preocupante para todos, mas o evento está sendo organizado seguindo todas as medidas e regras exigidas para sua realização. Além do número limitado de pessoas dentro do espaço, haverá distanciamento entre as mesas, totens de álcool gel e higienização constante das superfícies. Quanto ao cardápio, não se preocupe! Ele será digital, para maior comodidade e segurança dos clientes. E não esqueça: o uso de máscara é obrigatório durante todo o evento – com exceção da praça de alimentação.

Oficinas da Cozinha Experimental online

Foto da edição de 2020. Crédito: Cleiton Thiele

Se você não puder acompanhar o evento presencialmente ou quiser ver mais conteúdos, no canal Gramado Eventos TV, no YouTube, serão transmitidas as oficinas da Cozinha Experimental, oferecidas pelo festival. Os conteúdos abordam a história dos restaurantes participantes, receitas da culinária e curiosidades dos produtores locais. Além disso, haverá o concurso Melhor Chef, que será realizado na sede do Senac e será transmitido online por meio de lives.

Para facilitar o acesso de todos às receitas divulgadas na Cozinha Experimental no canal do YouTube, haverá um intérprete de libras presente nas gravações das oficinas.

Programação do Festival de Gastronomia de Gramado


Foto da 11ª edição do festival. Crédito: Cleiton Thiele

O evento contará com a participação de 12 restaurantes, priorizando a valorização da agroindústria de Gramado e representando a diversidade dos sabores presentes na região serrana. Os produtores locais serão os fornecedores dos ingredientes principais de cada prato vendido no festival, para reforçar as tradições e origens dos moradores daqui.

Dos 12 restaurantes participantes, 10 irão servir pratos salgados a R$30 e dois oferecerão pratos doces a R$20. Neste ano, os restaurantes escolhidos foram Belle Vitrine, Casa Galo Churrascaria, Le Chantilly, Candido’s Pizza Gourmet, Cantina Di Capo, Wazla Burger, Naro Culinária Japonesa, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Josephina, Caracol Chocolates e Cantibello.

Gostou da dica?

Falando em comidas deliciosas, se você vem visitar Gramado e é um apaixonado por pizzas dos mais diversos tipos e com a verdadeira essência italiana, clique aqui e confira nosso artigo exclusivo com as melhores pizzarias da Serra Gaúcha!

Venha conhecer Gramado e aproveite essa e outras maravilhas da cidade mais charmosa do Brasil! Nos acompanhe no Instagram e Facebook e fique por dentro das novidades deste evento e muito mais!